+351 254 612 679 geral@kolping.pt
Portuguese Chinese (Simplified) English French German Spanish

Lamego recebeu o primeiro intercâmbio do projeto "Art&Heart - Tools to connect people, change the world". Sob coordenação da Obra Kolping de Portugal, o projeto, que se integra no programa Erasmus+, trouxe até Lamego 25 jovens de cinco países e superou todas as expectativas. 

O intercâmbio internacional de Lamego, um dos três previstos no projeto, foi planeado ao pormenor, tudo para que os jovens participantes não perdessem o que de melhor há na região. Para isso, a coordenação reuniu vários parceiros para levar a cabo atividades desafiantes e verdadeiramente especiais. 

"É um grande desafio para a Obra Kolping, por ser o primeiro projeto de intercâmbio juvenil que desenvolve. Foi muito expectante pois reunir 25 jovens de cinco países é uma tarefa difícil, mas como disse foi um desafio que abraçamos de coração aberto e quando isso acontece tudo se torna mais fácil", explica Graciema Gonçalves, coordenadora do projeto.

"As expectativas para o projeto foram amplamente ultrapassadas. A comunidade em geral e as organizações associativas que se envolveram no projeto fizeram-no também de coração aberto, o projeto "Art&Heart" conquistou um lugar especial nas suas vidas", explica.

Tendo como mote a arte, e inspirada nos valores da União Europeia, a iniciativa procura o empoderamento de jovens, o desenvolvimento e promoção de diálogo interculturais, com uma dinâmica forte em temáticas como a tolerância e a inclusão, sensibilizando jovens para "mudar o mundo", algo presente  em todas as atividades do projeto.

Programa diversificado e de qualidade

Por Lamego, os vinte e cinco jovens oriundos de países como Polónia, Alemanha, Eslovénia e Lituânia passaram uma semana repleta de atividades. Workshops de dança, hip-hop e folclore, espaços de debate e reflexão, um workshop com artesãos sobre as tradicionais máscaras de Lazarim, encontros de jovem e uma viagem de barco pelas paisagens únicas da região completaram um programa diversificado a pensar naqueles que chegam a esta região pela primeira vez prontos a descobrir e a abraçar a cultura local.

"Estamos realmente muito satisfeitos pela qualidade, pela forma como decorreram (as atividades) e como a comunidade e suas organizações se envolveram no projeto. Para além de ser um projeto financiado pela União Europeia teve ainda outros apoios", refere Graciema Gonçalves. 

Para cumprir os seus objetivos, o projeto Art&Heart contou com a estreita colaboração da Câmara Municipal de Lamego, Grupo de Jovens de Almacave, Centro Interpretativo da Máscara Ibérica, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Agência Social do Douro, Grupo Sons do Douro, ArtDance, Rancho Folclórico de Fafel, Junta de Freguesia de Lamego, Exemplo Criativo, Grupo de Cavaquinhos de Ferreirim, Farmácia Santos Monteiro, ZigurFest, Queijos Paiva, Eleclerc, Caixa Agrícola e com o empenho e entusiasmo de muitas individualidades.

 

 

Depois de Lamego, segue-se Ingolstadt.

 Terminado este primeiro momento, seguem-se dois intercâmbios também coordenados pela Obra Kolping Portugal. O próximo encontro é em Ingolstadt, na Alemanha, de 15 a 20 de dezembro, e em Cracóvia, na Polónia, em abril de 2019. Para trás, fica o intercâmbio de Lamego, que deixa boas memórias a todos os participantes.

"Eles gostaram muito da nossa hospitalidade e fizeram muitos amigos. Movimentavam-se na cidade com a maior facilidade, onde já todos sabiam que estavam no projeto "Art&Heart". Partiram de coração cheio e na expectativa de um próximo encontro", conclui Graciema Gonçalves.

 
 

Siga-nos através do facebook